Bem Vindos ao Aprender na Estufa

Bem Vindos ao Aprender na Estufa

domingo, 30 de maio de 2010

Chuva ácida na estufa

O termo "chuva ácida" refere-se à acidez acentuada produzida na água da chuva pela poluição atmosférica. Este termo foi pela primeira vez utilizado em 1858 e tem sido usado desde então.


As chuvas ácidas são responsáveis pela alteração das características dos solos e pela ocorrência de lesões graves nas plantas, tendo causado danos irreversíveis em algumas florestas da europa do Norte e central; este fenómeno causa ainda a acidificação de lagos e cursos de água naturais.
Os alunos do 8º ano realizaram experiencias para avaliarem o efeito das chuvas ácidas nas plantas.


PROTOCOLO EXPERIMENTAL

Estudo do solo - Permeabilidade

Processo de formação de solos
O solo é o resultado de algumas mudanças que ocorrem nas rochas. Estas mudanças são bem lentas, sendo que as condições climáticas e a presença de seres vivos são os principais responsáveis pelas transformações que ocorrem na rocha até a formação do solo. Para entendermos melhor este processo, acompanhe atentamente a sequência abaixo:
1) Rocha mãe exposta.

2) Chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos. Com o tempo a rocha vai esfarelando-se.

3) Microrganismos como bactérias e algas se depositam nestes espaços, ajudando a decompor a rocha através das substâncias produzidas.

4) Ocorre acumulação de água e restos dos microrganismos.

5) Organismos um pouco maiores como fungos e musgos, começam a  desenvolver-se.

6) O solo vai ficando mais espesso e outros vegetais vão surgindo, além de pequenos animais.

7) Vegetais maiores colonizam o ambiente, protegidos pela sombra de outros.

8) O processo continua até atingir o equilíbrio, determinando a paisagem de um local.

Todo este processo leva muito tempo para ocorrer. Calcula-se que cada centímetro do solo se forma num intervalo de tempo de 100 a 400 anos! Os solos usados na agricultura demoram entre 3000 a 12000 anos para tornarem-se produtivos.

A Permeabilidade do solo


É a maior ou menor facilidade com que a água ocorre através de um solo. A permeabilidade é influenciada pelo tamanho e arranjo das partículas e pela sua porosidade.
A turma do oitavo ano, realizou uma actividade experimental para comparar a permeabilidade de algumas amostras de solo que recolheram dentro da nossa estufa.

Análise do solo -PH

O pH dos solos é um dos indicadores da sua fertilidade, isto é, a sua capacidade de nutrir as plantas que nele crescem.

A acidez do solo é medida pelo pH - potencial de hidrogénio que varia de 0 a 14.

Os solos que diluídos em água produzem uma solução com pH abaixo de 7 são ácidos, igual a 7 neutros e acima de 7 alcalinos.

Para a agricultura, o valor do pH ideal situa-se entre 5,5 a 5,8.

O pH do solo tem uma origem multifactorial: nas rochas que o constituem, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou pelo carácter ácido/básico de certos produtos utilizados na fertilização dos solos.

O pH dos solos pode ser corrigido através do uso de substâncias alcalinas como as conchas moídas, margas e calcário.
A Hydrangea macrophylla (Hortênsia) tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto que em solos alcalicos são rosa.

Os alunos do 8º ano meteram mãos à obra e fizeram o estudo do Ph do solo da estufa.



sábado, 15 de maio de 2010

Dia do Agrupamento


No dia 12 de Maio comemorou-se o dia do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
Durante todo o dia houve imensas actividades onde os alunos participaram.
A Estufa neste dia esteve aberta a todos, principalmente para os meninos do 1º ciclo que acompanhados pelos seus professores e alunos mais velhos do CEF de Jardinagem tomaram contacto com a variedade de plantas existente na estufa.
No âmbito do projecto “Aprender na estufa”, os alunos fizeram sementeiras que levaram para casa em copinhos de plástico, devidamente etiquetados com o nome da espécie semeada.
Foram também transplantados vasos com plantas de Begónias que as professoras responsáveis pela estufa ofereceram aos seus visitantes.
Begónia

Os alunos dedicaram-se também à pintura, tendo pintado vários desenhos alusivos à diversidade das plantas.
Foi um dia muito formativo e divertido!
VIVA O NOSSO AGRUPAMENTO!!!



quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Trabalho continua!

As ervas crescem, é necessário proceder à limpeza da estufa.
Para não morrerem é necessário regar regularmente.
As plantas cresceram imenso e já colhemos algumas para estudar.
Mas que cheirinho deita o canteiro das ervas aromátias!
Ora vamos lá continuar a semear, plantar e deixar tudo arranjadinho!

sábado, 8 de maio de 2010

Estudo da Folha das Plantas

A FOLHA
A folha é um dos órgãos mais importantes da planta, pois é nela que a planta irá fabricar o seu próprio alimento (açúcar) através da fotossíntese. As folhas podem ser subterrâneas, aquáticas ou aéreas. A folha é constituída por bainha, limbo e pecíolo. Se não possui um destes constituintes a folha é incompleta, mas se possuir todos é completa. Existem várias formas de classificar as folhas quanto ao recorte e à forma. Quanto às nervutas as folhas podem ser uninérveas (uma só nervura), peninérveas, palminérveas e paralelinérveas.










Trabalhos dos alunos sobre o estudo da Morfologia da Folha.