Processo de formação de solosO solo é o resultado de algumas mudanças que ocorrem nas rochas. Estas mudanças são bem lentas, sendo que as condições climáticas e a presença de seres vivos são os principais responsáveis pelas transformações que ocorrem na rocha até a formação do solo. Para entendermos melhor este processo, acompanhe atentamente a sequência abaixo:
1) Rocha mãe exposta.
2) Chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos. Com o tempo a rocha vai esfarelando-se.
3) Microrganismos como bactérias e algas se depositam nestes espaços, ajudando a decompor a rocha através das substâncias produzidas.
4) Ocorre acumulação de água e restos dos microrganismos.
5) Organismos um pouco maiores como fungos e musgos, começam a desenvolver-se.
6) O solo vai ficando mais espesso e outros vegetais vão surgindo, além de pequenos animais.
7) Vegetais maiores colonizam o ambiente, protegidos pela sombra de outros.
8) O processo continua até atingir o equilíbrio, determinando a paisagem de um local.
Todo este processo leva muito tempo para ocorrer. Calcula-se que cada centímetro do solo se forma num intervalo de tempo de 100 a 400 anos! Os solos usados na agricultura demoram entre 3000 a 12000 anos para tornarem-se produtivos.
A Permeabilidade do solo
É a maior ou menor facilidade com que a água ocorre através de um solo. A permeabilidade é influenciada pelo tamanho e arranjo das partículas e pela sua porosidade.
A turma do oitavo ano, realizou uma actividade experimental para comparar a permeabilidade de algumas amostras de solo que recolheram dentro da nossa estufa.