Bem Vindos ao Aprender na Estufa

Bem Vindos ao Aprender na Estufa

terça-feira, 8 de junho de 2010

Transpiração e fotossíntese

COMO SE ALIMENTAM AS ÁRVORES?

A Fotossíntese

A água é uma das matérias-primas da fotossíntese. A água entra pelas raízes e atinge todas as partes da planta, chegando às folhas, que são o principal local onde se realiza a fotossíntese.

No ar que respiramos existe um gás muito importante, o dióxido de carbono. Esse gás entra nas plantas pelas folhas. A luz do Sol fornece a energia para a formação da matéria orgânica (açúcar).
Apesar de ser tão importante, a fotossíntese necessita de muito pouco para acontecer: água, dióxido de carbono e luz.
No processo da fotossíntese a planta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso do oxigénio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.
O açúcar produzido pela planta é utilizado para produção de energia. Se a planta produzir açúcar em grande quantidade, ela armazenará esse açúcar para uso futuro.
Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver.
A energia é retirada dos alimentos.
Os animais obtêm o seu alimento comendo plantas e outros animais.
As plantas não comem mas produzem o seu próprio alimento (açúcar) através do processo da fotossíntese.
No processo da fotossíntese, a planta absorve a luz do Sol, que fornece a energia necessária para a transformação da água e do dióxido de carbono em açúcar.
Durante a realização da fotossíntese a planta elimina oxigénio para a atmosfera.


Transpiração das folhas das plantas    

Transpiração é o processo por meio do qual a humidade é levada através das plantas desde as raízes aos estomas nas folhas, onde ela se transforma em vapor e é liberada para a atmosfera. A transpiração é essencialmente a evaporação da água pelas folhas das plantas. Estima-se que aproximadamente 10% da humidade encontrada na atmosfera é liberada pelas plantas através da transpiração

A transpiração das plantas é um processo invisível- como a água está a evaporar da superfície das folhas,  não se pode ver as folhas "respirando". Durante a estação de crescimento, uma folha transpira muitas vezes mais água que seu próprio peso e uma grande árvore de carvalho pode transpirar 151.000 litros de água por ano.

Os nossos alunos do 6º ano de escolaridade efectuaram algumas experiências para estudarem os dois fenómenos mencionados anteriormente: Fotossíntese e Transpiração nas plantas.




digitalizar0007